quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Saúde Social

Na política, tudo se trata da imagem. De um vereador com um corte de cabelo estranho até um imperador romano com armadura de ouro. De um país com o Palácio do Planalto até um país com a Casa Branca feita de mármore. Essa imagem real, que tem por objetivo criar outra diferente na mente das pessoas, significa a busca pela popularização de uma idéia, ou de uma pessoa, ou de uma nação. Na maioria das vezes essas imagens são falsas e infelizmente servem como instrumento para esconder a verdade dos fatos.
Entretanto, temos que admitir que a admiração por cenários visualmente diferentes e bonitos nos atrai e nos conquista com mais facilidade, é simplesmente parte do ser humano. Afinal, se você leitor, quisesse falar de economia, você escolheria o irmão gêmeo de terno ou o irmão gêmeo de chinelo?
A imagem é algo tão poderoso que estamos rodeados por ela. A todo momento vemos uma propaganda ou, em ano de eleição, uma carreata comprada por um candidato. Para o governo de uma sociedade as mesmas regras se aplicam, e quem define, ou deveria definir, a imagem desse governo é o funcionário público, e atualmente no Rio de Janeiro, quem mais demonstra essa imagem é o policial. São essas pessoas que nos mostram a saúde de um governo e a saúde de um povo. Se estiverem com uniformes caros e se o atendimento é bom, se o seu valor para a sociedade é alto e perceptível, todos estes fatores mostram qual é a disposição de um governo em tratar de uma forma melhor ou pior o povo. Esses fatores mostram também quais são os valores que estão na moda para as pessoas.
Um policial geralmente nasceu em uma família de baixa renda, e a cultura para essas famílias é a do tráfico de drogas, é a de que a riqueza só vem com atos ilegais, e é a total falta de educação, então, como esse policial pode servir bem a cidade se é ele quem fornece armas para traficantes, se é ele quem cobra propina de motoristas? A solução mais comum é a educação, então deveríamos ter que esperar 10 ou 15 anos para que as crianças de hoje melhorem o Corpo de policiais e diminuam no número de bandidos?
A solução para a crise da segurança pública não está somente na educação escolar, pois sempre existirão aqueles que apelam para o crime. Também não é econômica, pois mesmo com uma população totalmente empregada, ainda existirão aqueles gananciosos. A solução deve passar pela via moral da sociedade. Um policial deve saber empenhar as leis, deve saber que é relevante e vital para a sociedade, e esta ainda deve confiar nesse força estatal de proteção.
Portanto, para mudar a polícia hoje, é preciso que as altas patentes da corporação sejam as lápides da lei, grandes administradores dos quartéis e fiéis defensores do povo. Os corrompidos são muitos e em muitos níveis, mas são esses policiais que têm o poder de mudança nas mãos. Nós como cidadãos temos o dever de lembrar a estes homens que eles terão nosso apoio se quiserem mudar. Já recorremos muito aos políticos, vamos agora recorrer aos executores.
Soluções existem, mas nada irá mudar se o povo não for educado, não tiver emprego e quando chega em casa, ver o bandido da novela e do noticiário ficando rico. Nada irá mudar se o policial que já tem anos de educação comete crimes deliberadamente, em favor próprio e de seus “companheiros”.

Nenhum comentário: