quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Exemplos e Referências

É realmente interessante procurar saber o que acontece na vida pessoal dos políticos, afinal não deveria existir diferença entre o que ele fala publicamente e o que ele pratica em casa. Lógico que não devemos, por respeito, incomodar o bem-estar das famílias. O que podemos e devemos fazer é procurar saber daquilo que influencia a atuação pública de um político.
Acredito que a palavra determinante nessa questão é a admiração. É muito importante ler, assistir programas, escrever e conversar sobre tudo o que for possível, especialmente para aqueles que querem representar um povo tão plural quanto o nosso. Por isso precisamos saber dos nossos políticos não apenas o que eles estão fazendo, precisamos perguntá-los o que eles admiram. Quem são as pessoas que marcam suas lembranças, quais foram os fatos e motivos que dão rumo aos seus princípios.
Raramente vemos na mídia esta discussão tão nobre e, quando vemos, a resposta é sempre igual e os mesmos exemplos são dados: as pessoas são sempre aquelas que estão nos livros de História tais como Churchill, Vargas, Juscelino, Gandhi, etc e os fatos são sempre historinhas feitas para comover o público como a famosa frase “Venho de uma família pobre.”, que apesar de serem verdade, não fazem a menor diferença na hora do político se associar com a milícia ou com a máfia das vans.
De exemplos a História está cheia, para mim o que mais importa são aquelas pessoas que trabalham para o país, pessoas como a minha vó, que já viram 3 ou 4 regimes e não deram a mínima. Continuaram trabalhando porque era a única opção para sobreviver, seguiram em frente porque se era ditadura ou democracia, quem comprava pão eram eles mesmos. O cidadão não precisa querer acompanhar a política, afinal cada um tem a sua vocação, mas ele deve sempre querer ter a certeza de que o país está no rumo que acha certo.
Essas pessoas atingiram o que a classe política nunca conseguiu, que foi colocar o interesse do país na frente do interesse pessoal, se é que podemos chamar a sobrevivência de interesse. Na minha opinião elas fizeram mais do que o suficiente, que foi cumprir com sua obrigação de trabalhar para construir o futuro, aceitando o que os poderosos mal-intencionados diziam e ainda dizem sem recuar e sempre certos de que o futuro traria os bons frutos.
Esses meus caros, são os grandes cidadãos brasileiros, aqueles que trabalharam muito, ganharam pouco e fizeram muito pela família e amigos. Me sinto muito orgulhoso e abençoado de ter esse tipo de referência em casa.

Nenhum comentário: