segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O que o aluno quer?

É comum em tempos eleitorais, ou até mesmo em tempos normais se falar no que as pessoas querem ou o que elas gostam. O problema é que muitos falam sem nenhuma pesquisa prévia legítima. Mas saber o que o aluno da FND quer é fácil, na verdade é óbvio. O aluno dos primeiros períodos quer se adaptar a nova realidade, a transição entre a escola, as poucas responsabilidades, as poucas obrigações, e o mundo adulto e os sacrifícios que devem ser feitos. Tenho certeza que muitos desses alunos que lêem este texto agora não sabem, exatamente, do que eu estou falando.
Já os alunos mais “antigos” querem duas coisas, passar em um concurso, ou ser bem sucedido num escritório ou empresa. Isso meus amigos, é o óbvio. Ambas as escolhas, apesar de bastante diferentes, compartilham as mesmas raízes. A primeira e mais importante são professores qualificados, didáticos, que gostem de estar lecionando. A segunda raiz, conseqüência da primeira, é a melhora das atividades acadêmicas como eletivas relevantes, eventos sobre as diversas matérias do Direito, que coloquem o aluno em contato com os empregadores e tragam substância.
Enfim, o que o aluno da FND quer é um currículo de peso, que coloque uma pessoa reverenciando duas credenciais: Universidade Federal e Faculdade Nacional. Entretanto, isso é o óbvio. Todos nós que escolhemos Direito fizemos por um motivo, melhorar de vida. Não estou dizendo que seja errado, mas apesar de sempre tentarmos, não somos santos, somos homens e mulheres que querem fazer o melhor pelo país, e também querem recompensa. Meus amigos, nós queremos uma vida boa e próspera, num país igualmente bom e justo, afinal de contas nosso bem mais precioso é o futuro.
O futuro é interessante não é? Cada pessoa deve saber o que ela quer no futuro, mas eu sei que todos querem o melhor para si e para os seus. Aposto que muitos não conseguem confiar seus futuros no nosso querido movimento estudantil. Cada um com seus motivos pessoais, mas muitos pela percepção de que não há razoabilidade nos membros das chapas. Enfim, haja paciência para a política na faculdade....
Realmente, os poucos e bravos alunos que lutam heroicamente contra as ditaduras ideológicas não conseguem se juntar para formar uma chapa nova e sem comprometimentos, enfim, não são profissionais os coitados.
Analisando os eventos mais recentes percebo uma mudança extremamente positiva, a chapa 3 agora é composta também por esses alunos que prezam pela razoabilidade, ponderação, planejamento e trabalho duro. A chapa 2, ainda sob o predomínio do PSTU, faz concessões aos seus muitos componentes simpatizantes. O CART, sempre um bastião de produtividade, continua evoluindo, com a presença de grandes figuras como a Liv Makino, Fernanda Medeiros, Eduardo Helfer e outros representantes que não conheço, mas que só tem a contribuir para a faculdade.
Olhando mais fundo, vejo que a chapa 1 está fora do jogo depois do golpe lamentável contra a aliança com a chapa 3. Seus antigos integrantes que deixando a faculdade em breve, certamente não farão falta depois de “encerrar suas carreiras”. A antiga chapa 3, que em apenas uma eleição, sem uma estrutura poderosa por trás, e que conseguiu a impressionante marca de 100 votos estará reforçada, e com propostas de grande qualidade. A chapa 2 não irá mudar sua percepção das coisas, ou seja, você gosta, ou não. Certamente estão fazendo um trabalho melhor do que a antiga chapa 1, mas, é como diz o ditado, “Melhor que Garotinho e Rosinha, até a minha vó!”.
A chapa 3 então tem tudo para dar certo, pois abraça o que os alunos querem, suas idéias, a participação das pessoas.... Espero que finalmente fique clara a vontade dos alunos em estudar numa faculdade do século XXI, que tenha o “escritório tour”, debates entre políticos, máquinas de café nos corredores, seminários sobre óleo e gás, sobre administração de empresas, um escritório modelo digno de atender à população, enfim, uma faculdade que atenda aos interesses pessoais e sociais. Afinal de contas, se a PUC, IBMEC, UERJ e FGV têm, por que nós não?Amigos estudantes, convoco todos aqueles que pensam mudança a acompanhar, ajudar e enriquecer a chapa 3, assim como eu estou fazendo, pois o que eu quero é o fim da morosidade nessa faculdade. Não pensem que por fazer parte da chapa, estou fazendo uma propaganda aqui. Também não quero fazer promessas, o que eu quero é fazer o meu melhor para trazer qualidade, independentemente da minha ideologia política. Espero enfim, que o pensamento político reine na faculdade ao invés do interesse partidário.

Nenhum comentário: