quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Política não é jornalismo.

A princípio esse título parece estranho ou sem sentido, afinal seria o mesmo que dizer que laranja não é alface.

Porém, as pessoas estão acostumadas a ler jornais e ver telejornais, que colocam textos e opiniões seguindo um certo tipo de conduta profissional, aparentemente neutra, e que deve atender ao consumidor e ganhar da concorrência.

Com isso as pessoas começam a olhar para a política como se ela tivesse que ser parecida com o jornalismo. Como se os políticos tivessem que falar e escrever como um profissional, com um padrão.

Bom, a política não é uma profissão, é um serviço social, uma característica da humanidade. Os políticos precisam voltar a ter liberdade de falar livremente e a qualquer tempo.

Infelizmente, o CQC, Pânico, telejornais, etc, sempre fazem julgamento dos discursos políticos como se fossem sempre contra a vontade pública. Na verdade, esses discursos quase sempre são contra os valores da classe social dos artistas e jornalistas (pequena minoria).

O importante é que as pessoas em geral se lembrem que a política não pode estar grudada com o que a mídia deseja. Os políticos têm de ser desafiadores, respeitados, e sim, representantes dos seus próprios eleitores contra os dos outros, quando assim quiserem.

Caso contrário, se vamos sempre ridicularizar os políticos e a política, vamos eleger cada vez mais Tiriricas. Vamos piorar a nossa própria situação.

Nenhum comentário: