quarta-feira, 7 de abril de 2010

Subterrâneo

O futuro da humanidade é embaixo da terra.

Não é ficção científica imaginar que em um futuro (não tão distante) a humanidade esteja vivendo e se desenvolvendo no subsolo, se preservando da natureza revoltada com as ações do Homem, ou ainda preservando a natureza de maiores destruições. O futuro (que já deveria ser a realidade) é simplesmente a reformulação da organização subterrânea das cidades brasileiras. Neste quesito estamos décadas atrás dos melhores países.

Podemos encontrar exemplos de sucesso em várias cidades do mundo, cada uma com um sistema adaptado ao terreno da cidade. É muito fácil achar pela internet os modelos usados por várias cidades americanas e européias. Em Chicago, por exemplo, a principal avenida, que cruza toda a cidade, foi construída inteiramente em baixo da terra. Os efeitos vão desde a diminuição do tráfego na superfície até a impossibilidade de assaltos, já que as poucas entradas são vigiadas.

Volto a dizer, esse tipo de obra é caro, demorado, e chato para quem tem que conviver com interdições no trânsito. Mas, entre as milhares de pequenas obras que vemos todos os dias para troca de canos de água, cabos de luz, cabos da Net, troca de asfalto, etc, etc, tenho certeza que qualquer cidadão prefere conviver com a obra Definitiva.

Não sou engenheiro, mas gosto muito da idéia de classificar o subsolo em níveis. Algo que é feito em todo o mundo, de forma adaptada é claro. O conceito é que o abastecimento seja feito de forma vertical (embaixo dos prédios), e não mais horizontal como é o caso dos tubos instalados sob o asfalto, que cruzam a rua para abastecer.

Consideramos que em 1 metro abaixo da superfície, seriam instalados os cabos e aparelhos necessários para luz, telecomunicações e outros. Dessa maneira, podemos eliminar completamente os fios, geradores de luz, e os próprios postes que tanto sujam a paisagem urbana carioca e brasileira em geral. Neste nível ainda estaria a tubulação de gás.

Em 5 metros abaixo da superfície seria construída uma malha para a instalação dos tubos de recolhimento do esgoto e de águas de chuvas e rios. Toda essa água deve ser direcionada artificialmente a usinas de reciclagem da água e não mais diretamente ao mar. A importância da usina de reciclagem é imensa, uma vez que a água é um bem que se tornará cada vez mais caro.

Logo abaixo, deve existir uma malha para o abastecimento de água para a cidade, que deverá receber a água das usinas de reciclagem e das de tratamento da água.

Outro conceito é evitar o desgaste do material para não existir tanta necessidade de concertos e quebradeira de ruas. O sistema que utiliza tubulação é feito para uma cidade do século 19. No século 21 devemos apostar em galerias (lembram dos filmes em que as pessoas escapam através do esgoto?), muito mais espaçosas e com manutenção fácil e barata.

E finalmente, encontraremos as formas de transporte como o metrô e a avenida de Chicago.

2 comentários:

Giovanni disse...

muda para chicago, poque aqui a única coisa q vai ver nos subsolos são os ratos!

Em país em que as autoridades públicas não se preocupam com prevenção, mas com operações tapa buracos.

Enfim, a idéia é boa mas os politicos não!!!

Abraço

Marcus Vinícius disse...

Giovanni, devemos pensar grande! O Brasil tem enorme potencial e devemos fazer a nossa parte. Nós somos os responsáveis pelo país e ele será o que nós fizermos.

Se os políticos eleitos não são bons o suficiente, então nós, os políticos ainda não eleitos, devemos mudar essa situação.

Abraços.