quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Para mudar um país.

Para mudar um país é preciso que o povo fique descontente com o governo e com isso mude de opinião em relação ao rumo das coisas, forçando assim a renovação social. Então surge a grande pergunta (sempre difícil de responder) para todos os que não gostam da atual situação política e social do Brasil: "Como encorajar um povo a mudar o país?".
Como encorajar o povo brasileiro é uma questão ainda mais difícil. Um povo como o nosso, acostumado a ouvir discursos que simplificam a política com frases de três palavras, sem verbo, declarações intelectualmente fracas inseridas numa reportagem qualquer de televisão. Sem mencionar as gírias do futebol, do samba ou de novelas. A oratória política moderna é feita disso. Discursos que servem para convencer massas com educação de má qualidade que nunca entenderiam a complexidade dos atos políticos. O povo brasileiro tem certeza de que seu único direito político é ver televisão e reclamar pra quem está do lado. Afinal, o que uma pessoa tão simples poderia fazer? E se fizesse, que diferença uma pessoa só ia fazer?
Infelizmente, os políticos que hoje têm o propósito moral de educar em seus discursos são rápidamente vistos como arrogantes, pois como a moda dita: "quem é ele para me ensinar alguma coisa?". A arrogância e a intolerância são os piores inimigos do povo brasileiro e do carioca em especial. São esses defeitos que escondem o fato mais óbvio, de que quem dita o pensamento do povo hoje é a mídia, e que a mesma não tem o menor interesse em educar civicamente, muito menos em informar o que é relevante.
Mudar o país é uma questão que só pode ser respondida em conjunto, não há uma única pessoa na História da Humanidade que não precisou de ajuda. Por isso eu quero, preciso e peço que você leitor me guie na busca pela resposta.
Abraços,
Marcus Vinícius Silva Lopes.
Fontes:
- Andrew Roberts - historiador e autor norte-americano
- Léa da Silva Cunha - pessoa do povo

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcus Vinicius
Não concordo com você quando diz que para mudar um país é preciso que o povo fique descontente com o governo e com isso mude de opinião.
O descontentamento muitas vezes leva a desordem, lembra do Impeachment do Collor? quem assumiu? Era o que o povo queria? Ou foi apenas mais uma jogada politica?
Quais foram as mudanças ocorridas para o povo com este descontentamento?
Não se encoraja um povo que não tem medo, somos fortes e corajosos, pois quem vive em uma guerra constante de sobrevivência em cidades violentas e está sempre feliz, vibrando com o futebol, alegre com o carnaval e viajando seja do jeito que for nas férias é um povo que esta satisfeito com o que tem e conseqüentemente com o governo.
Penso que o caminho para sua luta deve ser àrduo, mas tente buscar outras fontes de inspirações pois a sua atual não esta diferindo das dos demais politicos.
Todos sabem o caminho, mas nenhum procura colocar o povo ao seu lado para crescer. Não o crescimento pessoal e sim o coletivo.
Abraços.
Kátia